Eletiva nº 16 - Clube de robótica

RESPONSÁVEL


SAMUEL DE SOUSA MENEZES

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A robótica educacional é uma ferramenta de aprendizagem interdisciplinar que promove o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Por meio da construção e programação de robôs, os estudantes desenvolvem competências ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), além de estimular a autonomia e a inovação.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Atividades a serem desenvolvidas

    Introdução à Robótica Educacional

    Conceitos básicos de robótica, automação e programação.

    Apresentação de kits de robótica, sensores e motores.

    Programação e Pensamento Computacional

    Uso de linguagens visuais (Scratch, Blockly) ou plataformas como Arduino.

    Introdução à lógica de programação e resolução de desafios.

    Construção de Protótipos

    Montagem de robôs simples com kits educacionais (LEGO, Arduino, sucata tecnológica).

    Desenvolvimento de protótipos para resolver problemas do cotidiano escolar.

    Projetos Interdisciplinares

    Criação de sistemas automatizados (ex.: irrigador automático, carrinhos autônomos, semáforos inteligentes).

    Aplicações de conceitos de Física (força, movimento, energia) e Matemática (medidas, ângulos, proporções).

    Competições e Desafios Internos

    Corrida de robôs, robôs sumô, desafios de obstáculos.

    Feira interna de robótica para apresentação à comunidade escolar.

    Participação em Eventos Externos

    Incentivo à participação em feiras de ciências, torneios e olimpíadas de robótica.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Feira interna de robótica para apresentação à comunidade escolar.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física



    Eletiva nº 17 - Bate e Volta- Badminton

    RESPONSÁVEL


    LANA VITÓRIA SERAFIM CARVALHO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O badminton é um esporte olímpico que tem crescido cada vez mais no Brasil, sendo acessível, dinâmico e inclusivo. Ele pode ser praticado em espaços adaptados e exige apenas raquetes, petecas e uma quadra delimitada, favorecendo sua implementação no ambiente escolar.

    A criação do Clube de Badminton busca incentivar a prática esportiva, promover hábitos saudáveis, desenvolver habilidades motoras, além de estimular valores como disciplina, respeito, cooperação e espírito de equipe. O esporte, além de recreativo, pode se tornar um instrumento pedagógico para integração e formação cidadã.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Introdução ao Badminton

    História, origem e importância do esporte.

    Apresentação de equipamentos e materiais (raquete, peteca, rede).

    Fundamentos Básicos

    Empunhadura da raquete.

    Movimentos básicos: saque, forehand, backhand e smash.

    Deslocamentos e posicionamento em quadra.

    Treinamentos Práticos

    Exercícios individuais e coletivos para melhorar agilidade, reflexo e resistência.

    Jogos adaptados e mini torneios internos.

    Regras e Arbitragem

    Explicação das regras oficiais.

    Formação de alunos para arbitragem de partidas.

    Competições Internas e Externas

    Organização de torneios escolares.

    Participação em competições municipais, regionais ou escolares.

    Oficinas de iniciação esportiva para outros estudantes interessados.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Partida de Badminton

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 18 - Futsal F.C -Victor Gabryell e Cadu

    RESPONSÁVEL


    VICTOR GABRYELL DE SOUZA BARBOZA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil e possui grande potencial educativo e social. Além de contribuir para a melhoria da saúde física e mental, ele promove disciplina, respeito às regras, trabalho em equipe e socialização entre os estudantes.

    A criação do Clube de Futsal na escola visa oferecer um espaço estruturado para a prática esportiva, integrando os alunos em atividades saudáveis e formativas. O futsal, por ser um esporte coletivo, é também uma oportunidade para trabalhar valores como cooperação, empatia e espírito esportivo, fortalecendo a convivência escolar e ampliando as oportunidades de desenvolvimento dos estudantes

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?

  • Regras básicas do jogo.

    Fundamentos Técnicos

    Passe, domínio, condução, drible, chute e finalização.

    Movimentos de defesa: interceptação, marcação e posicionamento.

    Treino de goleiros.

    Fundamentos Táticos

    Estratégias de ataque e defesa.

    Trabalho coletivo em quadra.

    Noções de posicionamento e movimentação sem a bola.

    Treinamentos Práticos e Jogos

    Exercícios de resistência, velocidade e agilidade.

    Mini torneios e amistosos entre turmas.

    Organização de campeonatos internos.

    Regras e Fair Play

    Estudo das regras oficiais do futsal.

    Formação de alunos para atuar como árbitros e auxiliares.

    Incentivo à prática do jogo limpo e respeito ao adversário.

    Participação em Eventos

    Representação da escola em campeonatos municipais, regionais ou estudantis.


  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Torneio de Futsal

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 19 - Autocuidado feminino

    RESPONSÁVEL


    MARIANA SANTIAGO DOS SANTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O ambiente escolar é um espaço de formação integral, onde não apenas o conhecimento acadêmico deve ser valorizado, mas também o bem-estar físico, emocional e social dos estudantes.

    O Clube de Autocuidado Feminino surge como uma proposta voltada às alunas, promovendo momentos de reflexão, práticas de saúde, autoestima e valorização da identidade feminina. Além disso, busca trabalhar temas como hábitos saudáveis, higiene, saúde mental, empoderamento, prevenção de doenças e autocuidado emocional, fortalecendo a confiança e a autonomia das estudantes.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Rodas de Conversa e Acolhimento

    Autoestima e valorização da identidade feminina.

    Conversas sobre saúde mental, emoções e autoconfiança.

    Oficinas Práticas de Autocuidado

    Cuidados com higiene pessoal e saúde íntima.

    Dicas de organização e gestão do tempo.

    Técnicas de relaxamento e meditação.

    Saúde e Prevenção

    Temas como alimentação saudável, higiene menstrual e prevenção de doenças.

    Bem-estar e Estética

    Oficinas de autocuidado com pele e cabelo usando métodos simples e acessíveis.

    Atividades sobre moda consciente e valorização da beleza natural.

    Práticas Corporais

    Projetos de Empoderamento e Sororidade

    Campanhas de valorização da mulher.

    Mural motivacional com frases e fotos inspiradoras.

    Encontros com mulheres da comunidade para partilhar experiência

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Feira de Beleza

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências



    Eletiva nº 20 - Futsal Masculino- João Victor e Eduardo

    RESPONSÁVEL


    JOÃO VICTOR SOUZA SALLES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A criação do Clube de Futsal na escola visa oferecer um espaço estruturado para a prática esportiva, integrando os alunos em atividades saudáveis e formativas. O futsal, por ser um esporte coletivo, é também uma oportunidade para trabalhar valores como cooperação, empatia e espírito esportivo, fortalecendo a convivência escolar e ampliando as oportunidades de desenvolvimento dos estudantes.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Iniciação ao Futsal

    História do futsal e sua importância no cenário esportivo.

    Regras básicas do jogo.

    Fundamentos Técnicos

    Passe, domínio, condução, drible, chute e finalização.

    Movimentos de defesa: interceptação, marcação e posicionamento.

    Treino de goleiros.

    Fundamentos Táticos

    Estratégias de ataque e defesa.

    Trabalho coletivo em quadra.

    Noções de posicionamento e movimentação sem a bola.

    Treinamentos Práticos e Jogos

    Exercícios de resistência, velocidade e agilidade.

    Mini torneios e amistosos entre turmas.

    Organização de campeonatos internos.

    Regras e Fair Play

    Estudo das regras oficiais do futsal.

    Formação de alunos para atuar como árbitros e auxiliares.

    Incentivo à prática do jogo limpo e respeito ao adversário.

    Participação em Eventos

    Representação da escola em campeonatos municipais, regionais ou estudantis.

    Apresentação do clube em festivais esportivos escolares.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Torneio de Futsal

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 21 - Fanfarra CEPI

    RESPONSÁVEL


    RAFAEL LIMA DA SILVA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A fanfarra escolar é uma manifestação cultural que vai além da música. Ela representa disciplina, cooperação, espírito de equipe e amor pela escola. A prática da fanfarra desenvolve habilidades musicais, senso rítmico, coordenação motora e contribui para a formação artística e cultural dos estudantes.

    O Clube de Fanfarra surge como um espaço de expressão musical e integração entre os estudantes, fortalecendo a identidade cultural da escola e proporcionando momentos de protagonismo juvenil em eventos cívicos, esportivos e comunitários. Além disso, promove valores como respeito, responsabilidade e cooperação.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Iniciação Musical

    Conhecimento básico sobre notas musicais, ritmo e percussão.

    Apresentação dos instrumentos da fanfarra (caixa, surdo, bumbo, pratos, lira, entre outros).

    Treinos Semanais

    Ensaios de ritmo, coordenação e sincronia.

    Exercícios de marcha e formação de pelotão.

    Formação de Grupos Musicais

    Setorização dos alunos por instrumentos.

    Dinâmicas de integração para fortalecer a equipe.

    Apresentações Internas

    Ensaios abertos na escola.

    Apresentações em datas comemorativas (Dia da Independência, Dia da Bandeira, festas da escola).

    Eventos Externos

    Participação em desfiles cívicos municipais.

    Apresentações em festivais culturais e parcerias com outras escolas.

    Criação de Coreografias

    Integração entre música, movimento e expressão corporal.

    Envolvimento dos estudantes na criação de arranjos e performances.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de ritmos

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 23 - Mídia CEPI

    RESPONSÁVEL


    ANNA CLARA SANTOS GONÇALVES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Vivemos na era da informação e da comunicação digital, em que os jovens estão cada vez mais conectados e expostos a múltiplas formas de mídia. Nesse cenário, torna-se essencial desenvolver competências relacionadas ao uso consciente, crítico e criativo das mídias digitais e tradicionais.

    O Clube de Mídia surge como uma proposta inovadora para estimular o protagonismo juvenil, a alfabetização midiática, a produção de conteúdos autorais e a reflexão sobre o impacto das mídias na sociedade. Além disso, o projeto valoriza a criatividade e a integração entre diferentes linguagens (texto, imagem, áudio e vídeo), possibilitando a criação de jornais escolares, podcasts, programas audiovisuais e campanhas de comunicação.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Introdução à Comunicação e às Mídias

    História da mídia e seus impactos na sociedade.

    Noções de jornalismo, publicidade e mídias digitais.

    Produção Escrita e Jornal Escolar

    Redação de matérias, entrevistas e artigos.

    Criação de boletins ou jornais impressos/digitais da escola.

    Fotografia e Produção Visual

    Oficinas de fotografia e edição de imagens.

    Criação de cartazes e peças gráficas para campanhas.

    Produção Audiovisual e Podcast

    Gravação e edição de vídeos sobre temas escolares e sociais.

    Produção de podcasts com entrevistas, debates e narrativas criativas.

    Gestão de Mídias Sociais

    Criação e gerenciamento de perfis institucionais da escola (quando autorizado).

    Produção de conteúdos para redes sociais escolares.

    Campanhas e Projetos Especiais

    Campanhas de conscientização (saúde, cidadania, meio ambiente).

    Cobertura midiática de eventos escolares.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de curta metragem

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 24 - Prime Voleibol

    RESPONSÁVEL


    IZADORA FERREIRA DE JESUS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O voleibol é um dos esportes coletivos mais populares do Brasil, com forte tradição em competições escolares, nacionais e internacionais. Ele proporciona o desenvolvimento físico, estimula a disciplina, fortalece a cooperação e promove a integração entre os estudantes.

    A criação do Clube de Vôlei na escola tem como finalidade incentivar a prática esportiva regular, melhorar a qualidade de vida, desenvolver habilidades motoras e técnicas, além de promover valores como respeito, espírito de equipe, resiliência e superação. O esporte, nesse sentido, torna-se não apenas uma atividade física, mas também uma ferramenta educativa e de inclusão social.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Iniciação ao Voleibol

    História do esporte e suas regras básicas.

    Introdução aos fundamentos: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.

    Treinos Semanais

    Exercícios de coordenação, agilidade e resistência.

    Treinamento de fundamentos individuais e coletivos.

    Simulações de jogo e treinos táticos.

    Fundamentos Táticos

    Estratégias de posicionamento em quadra.

    Sistemas ofensivos e defensivos.


    Trabalho de entrosamento e sincronia entre os jogadores.

    Competições Internas

    Torneios interclasses de vôlei.

    Mini campeonatos dentro da escola para motivação e prática.

    Participação em Eventos Externos

    Representação da escola em campeonatos municipais, regionais ou escolares.

    Amistosos com outras escolas da região.

    Valores e Formação Cidadã

    Rodas de conversa sobre respeito, disciplina e espírito esportivo.

    Incentivo à convivência saudável e à superação de desafios pessoais.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Torneio de vôlei

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 25 - Multimix

    RESPONSÁVEL


    YASMIM DA SILVA FARIAS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O espaço escolar deve ir além do ensino formal e oferecer aos estudantes experiências culturais, recreativas e interativas que contribuam para sua formação integral. O Clube Multimix surge com a proposta de integrar diferentes atividades — cinema, jogos e brincadeiras — criando um ambiente de lazer educativo, socialização e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

    Por meio do cinema, os alunos terão contato com narrativas diversas, desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva. Os jogos estimulam o raciocínio lógico, a cooperação e a estratégia, enquanto as brincadeiras resgatam tradições culturais e favorecem a integração entre os colegas. Assim, o clube se apresenta como um espaço de pluralidade, inclusão e aprendizado divertido.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Cinema na Escola

    Sessões de filmes com temas educativos, culturais ou recreativos.

    Debates e rodas de conversa após a exibição.

    Produção de curtas pelos próprios alunos.

    Jogos de Mesa e Estratégia

    Xadrez, dama, UNO, dominó, baralho pedagógico, entre outros.

    Torneios internos de jogos.

    Jogos Digitais e Tecnológicos (quando possível)

    Dinâmicas de games cooperativos.

    Reflexões sobre o uso responsável dos jogos digitais.

    Brincadeiras Tradicionais

    Pular corda, amarelinha, queimada, pega-pega, cabo de guerra.

    Dinâmicas coletivas para fortalecer vínculos.

    Projetos Especiais

    "Mostra Multimix": evento aberto com apresentações de filmes feitos pelos alunos, jogos interativos e gincanas.

    Oficinas temáticas (como criação de jogos, análise de filmes, gincanas culturais).

    Penteados e manicure

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Torneio de jogos de tabuleiro 
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Inglês
    •  Sociologia



    Eletiva nº 26 - Esquina Cultural

    RESPONSÁVEL


    GIOVANA BISPO ALVES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O Clube Esquina Cultural nasce da necessidade de valorizar a convivência, a cultura popular e o lazer no ambiente escolar. Inspirado nos encontros tradicionais de comunidades, o clube propõe momentos de integração entre dança e jogos culturais, criando um espaço de socialização saudável, fortalecimento da identidade cultural e desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.

    Atividades como a dança de forró e os jogos de mesa (dominó, baralho, uno e truco) favorecem a interação, estimulam a memória, a lógica, a criatividade e o respeito às regras, além de fortalecer vínculos entre os estudantes.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Oficinas de Dança de Forró

    Aulas práticas de passos básicos e variações de forró.

    Dinâmicas em pares para promover cooperação e integração.

    Realização de rodas de forró em momentos especiais da escola.

    Encontros de Jogos Culturais

    Torneios de dominó, baralho, uno e truco.

    Oficinas de ensino das regras para iniciantes.

    Momentos livres de jogos para socialização.

    Eventos Especiais

    Campeonatos internos de jogos de mesa.

    Mostra cultural com apresentação de forró e relatos da experiência no clube.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Torneio de jogos de tabuleiro

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física



    Eletiva nº 27 - Angola filmes 4: O ultimo ato

    RESPONSÁVEL


    RHUAN CARDOSO DE OLIVEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Angola filmes é um projeto para integrar os alunos à linguagem cinematográfica através da exibição e debate de filmes, estimulando o pensamento crítico, a formação cultural e a produção audiovisual
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Exibição de filmes


  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Painel sobre a história do Cinema

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 29 - Clube de acolhimento

    RESPONSÁVEL


    JESSICA ARRUDA COSTA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O acolhimento é uma das metodologias centrais da Escola da Escolha (CEPI), fundamentada na criação de vínculos, escuta ativa e valorização do estudante como protagonista do processo educativo.

    Nesse sentido, o Clube de Acolhimento surge para fortalecer essa prática, garantindo que o acolhimento aconteça de forma organizada e permanente, tanto no cotidiano escolar quanto em eventos institucionais, formando estudantes que sejam acolhedores ativos dentro da comunidade escolar.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Formação de Acolhedores: capacitação dos membros do clube para desenvolver habilidades de empatia, escuta ativa e mediação de conflitos.

    Acolhimento Diário: recepção dos colegas na entrada da escola e em momentos de convivência, criando um ambiente positivo e receptivo.

    Atuação em Eventos: apoio no acolhimento em feiras, simulados, apresentações culturais, semanas temáticas e atividades extracurriculares.

    Rodas de Conversa: momentos de reflexão e diálogo sobre convivência, autoestima e respeito.

    Campanhas e Dinâmicas: valorização da identidade, combate ao bullying e incentivo à empatia.

    Espaço de Escuta: atendimento em grupos para compartilhamento de experiências e apoio mútuo.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentar os resultados e vivências do Clube de Acolhimento ao longo do período.

    Valorizar os estudantes acolhedores formados, reconhecendo sua atuação diária e em eventos.

    Envolver toda a comunidade escolar em uma grande ação de acolhimento.

    Reforçar a identidade do CEPI como escola da escolha, pautada no acolhimento e no protagonismo juvenil.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Sociologia