Eletiva nº 8 - EMPREENDEDORISMO JUVENIL ONLINE

RESPONSÁVEL


Kleyver Rodrigues Ferreira

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva "Empreendedorismo Juvenil Online" visa preparar os estudantes para o mundo dos negócios digitais, proporcionando uma formação prática sobre como empreender e estruturar o próprio negócio na internet. Além de abordar estratégias de vendas e marketing digital, também promove o desenvolvimento profissional, o autoconhecimento e o protagonismo juvenil. Por meio de vivências, oficinas e simulações, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para gerar renda, planejar a carreira e entender o funcionamento do mercado digital atual.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas com apoio de slides e vídeos Oficinas práticas de precificação, marketing e identidade visual Simulações de vendas e montagem de loja virtual Gravação de vídeos publicitários Feira prática de vendas entre alunos
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • ● Feira de Vendas com produtos reais ou simulados ● Exposição de Lojas Virtuais Criadas pelos Alunos ● Apresentação de Pitches sobre os negócios desenvolvidos ● Campanha de Divulgação Online dos Negócios dos Estudantes
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 13 - Alquimia Verde: Transformando Plantas em Cura

    RESPONSÁVEL


    Sandiê

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta de desenvolvimento do tema dessa eletiva foi planejada e construída pautada no intuito de preservar a tradição do uso de plantas medicinais, sensibilizar para a importância da natureza, promover o uso racional e sustentável dessas plantas e contribuir para a educação ambiental.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): Os alunos trabalham em um problema ou desafio real, como criar uma horta medicinal ou desenvolver um produto fitoterápico. Atividades incluem planejamento, execução, avaliação e apresentação dos resultados. Aprendizagem Colaborativa: Os alunos trabalham em grupos para explorar tópicos relacionados, como identificação de plantas, benefícios medicinais ou sustentabilidade. Promove a troca de saberes e o trabalho em equipe. Estudo de Caso: Estudo de situações reais sobre o uso de plantas medicinais em diferentes contextos (indígena, científico, comunitário). Análise crítica e resolução de problemas. Metodologias Práticas e Experimentais Trabalho de Campo: Atividades em jardins botânicos, trilhas ecológicas ou hortas comunitárias para observar, coletar e identificar espécies. Envolve coleta de dados sobre o habitat, crescimento e características das plantas. Oficinas Práticas: Produção de chás, pomadas, óleos essenciais ou sabonetes naturais, aplicando técnicas seguras e sustentáveis. Desenvolvimento de habilidades manuais e experimentação. Experimentos Científicos: Análise das propriedades químicas ou biológicas de plantas medicinais por meio de testes simples (como extração de óleos ou pigmentos). Relaciona conteúdos de biologia, química e saúde.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Mostra Interativa Criação de paineis, maquetes ou herbários com explicações detalhadas sobre as espécies estudadas. Atividades práticas para o público, como oficinas rápidas de cultivo, preparo de produtos ou identificação de plantas. Uso de tecnologias como realidade aumentada ou aplicativos para explorar as plantas. Distribuição de Produtos Artesanais Chás, sachês aromáticos, sabonetes, óleos essenciais ou pomadas produzidos pelos alunos durante
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Matemática



    Eletiva nº 14 - PROTAGONISMO VERDE: CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL

    RESPONSÁVEL


    SANGELA SARA DA SILVA CRUZ

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Construindo um Futuro Sustentável surge da crescente necessidade de envolver a comunidade escolar em práticas ambientais concretas e sustentáveis, especialmente em um cenário onde a educação ambiental é cada vez mais urgente. No contexto atual, os desafios ambientais globais, como o aquecimento global, a degradação dos biomas e a poluição dos oceanos e solos, exigem ações diretas desde a base, como nas escolas, onde a formação de valores e atitudes sustentáveis pode impactar positivamente o futuro das próximas gerações.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ● Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) – Resolver um problema real. ● Aprendizagem Baseada em Problemas – Investigar e encontrar soluções para um desafio. ● Sala de Aula Invertida – Estudar em casa e praticar na escola. ● Aprendizagem Colaborativa – Trabalho em grupo com troca de ideias. ● Gamificação – Uso de jogos e desafios para aprender. ● Rodas de Conversa / Debate Regrado – Discussão guiada sobre temas. ● Estudos de Caso – Analisar e propor soluções para situações reais. ● Oficinas Práticas – Aprender fazendo, com atividades manuais. ● Aprendizagem Serviço (Service Learning) – Projetos que ajudam a comunidade. ● Investigação Científica Escolar – Pesquisa com coleta e análise de dados.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • ● Exposição pedagógica no espaço do pergolado ● Apresentação artística ● Oficina de reciclagem ou plantio ● Inauguração oficial do espaço
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Geografia



    Eletiva nº 16 - A BOATEMÁTICA NOS JOGOS

    RESPONSÁVEL


    Daniela Tavares

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A aprendizagem significativa da Matemática continua sendo um dos principais desafios da Educação Básica. Muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender conceitos abstratos e em aplicar os conhecimentos matemáticos em situações cotidianas. Ao mesmo tempo, a Educação Física, com sua abordagem prática, lúdica e corporal, oferece um terreno fértil para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais que podem potencializar o ensino de outras áreas do conhecimento. O projeto “A Boatemática nos Jogos” propõe uma abordagem interdisciplinar entre Matemática e Educação Física, utilizando jogos tradicionais e atividades corporais como instrumentos pedagógicos para facilitar a assimilação de conteúdos matemáticos de forma prazerosa, contextualizada e colaborativa. Através de práticas como campeonatos de jogos de tabuleiro, cálculo de índices corporais e desafios lógicos, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico, a resolução de problemas, a análise estatística e a consciência corporal.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ● Aulas expositivas com roteiros de estudo; ● Aulas práticas com aplicação de índices matemáticos relacionados ao corpo humano (IMC, RIP, IAC) ● Campeonatos e jogos de tabuleiro matemáticos; ● Gamificação (ex: quiz online com Kahoot); ● Pesquisa, registro e apresentação de dados estatísticos com gráficos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • ● Exposições dos materiais confeccionados.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 17 - Matemática em Jogo

    RESPONSÁVEL


    Daniela Tavares

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva “Matemática em Jogo” surge como uma proposta inovadora e lúdica para promover o ensino da matemática de forma significativa, dinâmica e prazerosa. Através de jogos e desafios, busca-se desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas e a cooperação entre os estudantes dos 8o e 9o anosdo Ensino Fundamental.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As aulas serão centradas em atividades práticas, com a utilização de jogos de tabuleiro, desafios de lógica, jogos digitais, enigmas e atividades de raciocínio em grupo. Os alunos participarão de desafios semanais, nos quais deverão resolver problemas matemáticos aplicados a situações de jogo. Haverá momentos de rodas de conversa para discussão de estratégias, erros, acertos e possibilidades de diferentes soluções.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Feira de Jogos Matemáticos: Proporcionar aos alunos a oportunidade de apresentar à comunidade escolar os jogos e desafios matemáticos desenvolvidos e/ou adaptados durante a eletiva, promovendo um ambiente de interação, cooperação e valorização do raciocínio lógico de forma lúdica e acessível.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 19 - Fala Sério!

    RESPONSÁVEL


    Salviano Gonçalves dos Santos

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva “Fala Sério!” foi criada para ser um espaço de escuta ativa, expressão criativa e reflexão crítica sobre temas que fazem parte da vida dos jovens. Por meio de debates, rodas de conversa, podcasts, esquetes, memes e outras linguagens contemporâneas, os alunos serão desafiados a utilizar o Português de forma significativa, combinando linguagem formal e informal com consciência e intencionalidade. Mais do que estudar regras gramaticais, esta eletiva pretende formar falantes e escritores conscientes, empáticos e atuantes, que saibam usar a palavra para argumentar, expressar ideias e transformar o meio onde vivem.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ● Aulas interativas com uso de vídeos, áudios e mídias sociais; ● Dinâmicas de grupo: debates, jogos orais, leitura compartilhada; ● Produção de conteúdo: esquetes, podcasts, vídeos, memes; ● Uso de ferramentas digitais (Canva, Padlet, Kahoot); ● Oficinas com convidados; ● Debates e questionamentos de assuntos e temas estudados; ● Escrita e reescrita de textos; ● Roda crítica em sala de aula: todos produzem textos; todos analisam os que são selecionados pelo professor; todos escolhem, em regime de votação, aquele que melhor atende à intenção comunicativa. ● Situações variadas de produção de textos, considerando: finalidades, especificidades do gênero, lugares preferenciais de circulação, interlocutores; ● Aproveitamento dos recursos da Internet; ● Orientações para leituras de livros, revistas, jornais e textos diversos; ● Seminários temáticos e/ou entrevistas por meio de lives no Instagram e/ou Google Meet e também presenciais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • “Festival Fala Sério!” ● Apresentações orais e varal literário. As produções serão expostas para a comunidade escolar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 20 - Ética e carreira

    RESPONSÁVEL


    Salviano Gonçalves dos Santos

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva 'Ética e Carreira' tem como objetivo preparar os jovens para os desafios do mundo do trabalho e da vida em sociedade, desenvolvendo competências como liderança, iniciativa, ética, comunicação, e pensamento crítico. Em parceria com a Junior Achievement Goiás, a disciplina integra programas que promovem a formação empreendedora, a cidadania ativa e o protagonismo juvenil.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ● Aulas expositivas e participativas com uso de slides e vídeos. ● Aplicação de jogos educativos e simulações de tomada de decisão. ● Discussões em grupo, estudos de caso e reflexões éticas. ● Elaboração de plano de carreira e planejamento financeiro pessoal.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • ● Apresentações dos planos de carreira elaborados pelos estudantes. ● Exposição de projetos de vida e estratégias de finanças pessoais. ● Atividades interativas sobre ética e cidadania.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática